Como calcular a quantidade de tinta necessária para uma pintura?

Antes de pintar uma parede, algumas etapas de planejamento são necessárias, incluindo a quantidade de tinta que será utilizada na pintura. Calcular a quantidade necessária de tinta é uma etapa essencial e muito importante do processo de pintura. Fazer esse cálculo vai te ajudar a comprar a quantidade certa de tinta para pintar, e, assim, evitar desperdícios, tanto de tinta, quanto de dinheiro.

Recentemente, o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias que é orientado pelas normas técnicas brasileiras (ABNT), mudou a forma de calcular o rendimento de tintas do mercado brasileiro, deixando esse processo muito mais fácil e intuitivo.

O que muda?

Antes de explicarmos como calcular a quantidade de tinta necessária, vamos explicar essa mudança importante proposta pelo PSQ. Antigamente, as informações do rendimento do produto nas embalagens de tinta consideravam apenas a aplicação de 1 demão do produto, e, geralmente, são necessárias de 2 a 3 demãos para ter a pintura finalizada, por isso era mais difícil saber a quantidade de tinta que você ia precisar para pintura.

Agora, com a nova regra, as embalagens mostrarão a quantidade de metros quadrados que uma embalagem cobre, considerando a cobertura ideal para a pintura finalizada, de acordo com um teste padronizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Na prática, se antes uma tinta Premium de acabamento Fosco tinha um rendimento por demão de 380m² na embalagem de 18L, agora ela precisa ter no mínimo um rendimento acabado de 110m², considerando o número de demãos necessárias e a cobertura ideal.

Essa mudança na comunicação do rendimento foi feita para as tintas de alvenaria e vernizes base solvente.

Rendimento por demão e rendimento acabado. Imagem ilustrativa.
Veja como era e como vai ficar a informação de rendimento em três produtos com embalagem de 18 Litros da Suvinil:
Latas de tinta: Suvinil Fosco Completo, Suvinil Clássica e Suvinil Rende e Cobre Muito
Como era antes? Rendimento por demão: considera a área pintada com uma demão; Como ficou agora? Rendimento acabado: considera a pintura finalizada.
Antes: Rendimento por demão380m²380m²500m²
Agora: Rendimento acabado150m²130m²170m²

As tintas Suvinil permanecerão com a mesma quantidade e qualidade, mas a nova norma irá permitir maior economia, mais facilidade na hora de calcular a quantidade de tinta necessária para a pintura e maior sustentabilidade para o planeta, evitando excessos e desperdícios. Se você quiser, pode conferir a informação de rendimento de todos os produtos Suvinil nessa nova norma clicando aqui.

Como calcular a quantidade de tinta necessária para uma pintura.

É válido deixar claro que existem diversas técnicas usadas para fazer o cálculo de quantidade de tinta necessária para uma pintura, mas, aqui, vamos tentar deixar o mais simples possível para você conseguir calcular sem grandes dificuldades.

O primeiro método é o mais simples, que é usar a calculadora de quantidade de tinta na página de cada produto no nosso site.

Calculadora de tinta

Você precisará apenas adicionar a área a ser pintada e indicar a área das portas e janelas nas paredes na calculadora.

Imagem ilustrativa dos campos para serem preenchidos no cálculo da área da pintura.

Depois disso, é só verificar a quantidade de produto a ser comprado no resultado.

Imagem ilustrativa do resultado no cálculo da área da pintura.

A segunda forma é medir o local que vai receber a pintura manualmente. Seguindo os passos abaixo:

  1. O primeiro passo é tirar as medidas da altura e comprimento da parede a ser pintada usando fita métrica.
  2. Depois disso, você vai multiplicar essas duas medidas e o resultado será a quantidade de metros quadrados a serem pintados.
  3. Com o resultado em mãos, basta procurar a embalagem do produto desejado que tenha o rendimento igual ou um pouco maior do que a área a ser pintada.

    Você pode acessar o rendimento de cada produto Suvinil consultando o boletim técnico do produto escolhido no nosso site. É só encontrar o seu produto aqui.
  4. Com o cálculo feito, você pode comprar seus produtos sem sair de casa na Loja Online Tinbol Tintas.

Um exemplo na prática: Imagine que você irá pintar uma parede com Suvinil Fosco Completo com a cor crômio.

Imagem ilustrativa de uma parede com dimensões de 2,70 metros de altura por 4 de comprimento.

Precisamos das dimensões da parede, essa de nosso exemplo possui 2,70 metros de altura e 4,00 metros de comprimento.

Para sabermos a área, precisamos multiplicar a altura com o comprimento.

2,70 X 4,00 = 10,8m²

Então, 10,8m² é a área que vamos precisar pintar. Com esse cálculo feito, precisamos checar o rendimento das embalagens do Suvinil Fosco Completo no Boletim Técnico.

Segundo o boletim técnico do Suvinil Fosco Completo, a embalagem de 0,8L rende até 5,5m² de pintura acabada, como no exemplo vamos pintar 10,8m², o ideal seria comprar duas unidades da embalagem de 0,8L.

Embalagem / Rendimento Acabado

Cálculo para paredes com janelas e portas

Se a parede que você for pintar tiver janelas e portas, você deve subtrair a área delas da área total da parede. Vamos pegar como exemplo a mesma parede que utilizamos acima, só que agora com uma porta e uma janela.

Medidas de uma parede com porta e janela.

A área da parede é de 10,8m²;

A área da janela é igual à 1,80m²;

E a área da porta é igual à 2,40m²;

Então a área a ser pintada é igual à 10,8 – 1,80 – 2,40 = 6,6m².

Ainda assim, seriam necessários dois quartinhos (embalagem de 0,8L) de Suvinil Fosco Completo para cobrir a parede completamente.

Esperamos que esses métodos de como calcular a quantidade de tinta tenham ajudado nesse processo tão importante na pintura. E se você já sabe quais produtos e quantidades vai comprar, confira as ofertas da Loja Online Tinbol Tintas e compre tinta e acessórios de pintura sem sair de casa com 5% de desconto para pagamento com cartão de débito e PIX.

Se você quiser saber mais sobre como funciona o Programa Setorial de Qualidade (PSQ), quais são seus processos e quais foram as mudanças implementadas, é só assistir os vídeos abaixo que preparamos com nosso time técnico.

O que é o PSQ:

Conheça a nova forma de comunicar o rendimento nas embalagens de tinta:

Descubra como é feito o teste de resistência a abrasão e cobertura úmida nas tintas:

Descubra como é feito o teste de resistência a abrasão e cobertura úmida nas tintas:

Fonte: Suvinil

Veja mais novidades

Tinbol Tintas

Transformando o mundo através do poder das cores.