Você sabe quando usar a tinta látex PVA ou a acrílica?

Conheça as vantagens da tinta Epóxi
8 de junho de 2017
decoração dedicada dia do chocolate
Chocolate também na decoração
7 de julho de 2017

Você sabe quando usar a tinta látex PVA ou a acrílica?

dica tinta latex e acrilica_blog tinbol

Depois da escolha de qual cor utilizar na pintura, outra grande dúvida de nossos clientes quando chegam à loja é sobre quando usar a tinta látex ou a tinta acrílica. Existe um tipo de tinta para cada superfície, então a escolha é essencial para uma pintura bem acabada e durável. A Tinbol Tintas separou algumas dicas para você não errar!

 

LÁTEX PVA

A tinta látex é um produto que, por ser diluído em água, facilita para quem está pintando. Caso seja necessário limpar, um pano úmido resolve. É adequada para a parte interna das residências. Seu acabamento e rendimento é muito bom, além de que ela seca rapidamente e o cheiro de pintura é mínimo. Apesar de ter resistência ao mofo, não é recomendada para áreas que possam receber chuva ou molharem. É durável e permite repintura.

 

O ideal é que sua aplicação seja feita entre duas e três demãos.

 

Quem não tem muita experiência com pintura, deve optar por este tipo de tinta.

 
TINTA ACRÍLICA

Assim como a tinta látex, a tinta acrílica também é solúvel em água e seca bem rapidinho. Porém sua fórmula contém resinas acrílicas, o que proporciona ao produto alta impermeabilidade e resistência aos efeitos do tempo, é muito eficaz em pinturas externas, bem como para áreas molhadas da casa, como a cozinha e o lavabo. Ao contrário da látex, a tinta acrílica pode ser lavada utilizando-se algo mais do que um pano úmido.

Seu acabamento é mais brilhante, tem ótima retenção de cor e boa resistência a agentes químicos, podendo ser usada em superfícies de cimento ou argamassa.

Sua aplicação também deve ser feita entre duas e três demãos.

É fornecida nas versões fosca – ideal para disfarçar defeitos e irregularidades nas paredes e tetos -, semibrilho – indicada para superfícies sem imperfeições, como portas e janelas – e acetinada – que dá um toque de seda e permite boa resistência à lavabilidade e mofo. Antes de comprar, é importante que você defina o tipo de acabamento que quer.

Este tipo de tinta é bastante recomendada para a pintura de hospitais, enfermarias, ambulatórios e indústrias farmacêuticas, de alimentos e outros ambientes que exijam alto nível de assepsia e sanitização.

 

Agora que conhece as propriedades e características de cada uma delas, faça a melhor escolha para a sua pintura!