Conheça o Sabão Ecológico Lelê e a parceria com a Tinbol Tintas

As mulheres decidem! O poder das cores está nas mãos delas
1 de junho de 2017
Conheça as vantagens da tinta Epóxi
8 de junho de 2017

Conheça o Sabão Ecológico Lelê e a parceria com a Tinbol Tintas

Na semana em que são comemorados o dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem, a Tinbol Tintas apresenta um exemplo de conscientização e reutilização de materiais que acontece aqui em Vitória. Sabe aquele óleo de cozinha utilizado que você não sabe o que fazer com ele? A dona de casa Regina Célia de Oliveira tem a solução para este problema, ela criou um sabão ecológico.

Ela recicla o material, transforma em sabão e utiliza garrafas pets como embalagem para vendê-los. Esta é uma atividade que ganha espaço a cada dia, contribui com o meio ambiente e ainda ajuda no aumento da renda familiar de várias famílias.

Ganhadora do Prêmio Mulher de Negócios em 2014, Regina Célia fabrica o Sabão Ecológico Lelê. O produto é comercializado nos formatos barra, líquido e pasta.

Regina Célia com o troféu Prêmio Mulher de Negócios 2014

Regina prega a conscientização ambiental como um dos fatores primordiais para a utilização deste tipo de produto. A Tinbol Tintas apoia essa ação e é parceira do Sabão Lelê. Em breve, você encontrará em todas as nossas unidades postos de coletas de óleo que serão destinados à reciclagem.

Confira a entrevista realizada com a Regina e veja qual a importância deste tipo de trabalho para o mundo em que vivemos. É o poder da reciclagem aliado ao poder das cores na luta por um planeta melhor!

 

1- O que é um sabão ecologicamente correto e qual a importância do seu uso pela população?

Um produto ecologicamente correto pode ser definido por quatro requisitos básicos: Ecologicamente correto (reciclado ajuda o meio ambiente);

Economicamente viável (custo benefício e gera renda);

Culturalmente aceito (não tem distinção de credo para quem utiliza o sabão. No caso pessoas de uma única cultura, religião, seitas, etc.);

Culturalmente aceito (a questão da importância ao meio ambiente: todos devem se preocupar com questões ambientais).

 

2- Quais tipos de sabão podem ser feitos através do óleo de cozinha usado?

Barra – líquido e pasta. Podemos acrescentar folhas de mamão, limão, canela, hortelã, patchouli e até mesmo o sabão em pó quando se produz um sabão altamente branco.

 

3- O sabão ecológico tem algum diferencial em relação ao sabão adquirido nos supermercados? Se sim, qual?

Sim, o sabão ecológico é mais consistente, por esse motivo demora mais para acabar. O acréscimo de etanol e ervas também é um diferencial que faz com que os consumidores tenham curiosidade em adquirir o produto. O sabão Lelê tem uma apelo ambiental que é a questão de direcionar o óleo usado e não jogá-lo em locais impróprios como ralos e bueiros.

 

4- Quais os principais motivos que as pessoas devem optar por produtos de limpeza ecológicos?

Um dos principais motivos é a conscientização ambiental, a preocupação com o meio ambiente. O consumo de produtos ecológicos deveriam ser mais utilizados pelos brasileiros. A preocupação com o Planeta não deve ser somente realizado em países de primeiro mundo como: Suécia, Noruega, Alemanha, Holanda, (países europeus) que têm uma cultura muito rígida em questões ambientais. Mais o que adianta uns fazem e outros não? Estamos todos dentro de uma única BOLA QUE SE CHAMA PLANETA TERRA. O aquecimento global atinge todos países. O Japão é um país rico em tecnologia avançada e não deixa de ser atingido por catástrofes. A cada ano que passa mais e mais problemas climáticos estamos enfrentando e para que tanto consumismo? As pessoas estão muito materialistas e vivem indagando a moda e o modismo. Devemos nos conscientizar mais nestes aspectos também. Consumir e adquirir somente o necessário.

 

5- As pessoas que querem ajudar, como elas devem fazer para armazenar o óleo de cozinha? Qual a maneira correta?

1o passo: Deixar o óleo esfriar para não acontecer nenhum tipo de acidente;

2o passo: Disponibilizar uma garrafa pet ou vidro de azeitona ou palmito e um funil;

3o passo: Colocar o resíduo e tampar o recipiente para não atrair baratas e ratos;

4o passo: Localizar alguém que recolha esse resíduo para fabricação de sabão ou biodisel;

Obs.: Não adianta coletar o resíduo e colocar para o lixeiro levar. Tem que haver um trabalho de conscientização e de direcionamento.

 

6- Como se deu a parceria com a Tinbol? Há quanto tempo ela existe?

Quando fui ganhadora do Prêmio Mulher de Negócios em fevereiro de 2014, minha casa e empresa precisavam de pintura e manutenção. Na época precisava de Tintas pois o prêmio foi bem extenso como cadastrar no site, escrever a história, receber consultores do Sebrae. Foi um período de aproximadamente 06 meses, de setembro a fevereiro. Depois de conquistar o troféu, minha casa/empresa se transformou em uma enorme recepção de repórteres. Praticamente o Brasil todo me ligava o tempo todo. Precisava pelo menos pintar a minha casa para receber essas pessoas. Tentei com duas outras empresas uma parceria para pelo menos adquirir as tintas. Não tive êxito. Na época minha cachorra tinha tido uma cria e com a venda dos filhotes eu iria pagar a mão-de-obra. A única empresa que aceitou foi a Tinbol. Essa parceria existe desde 2014.

 

7- Vocês estão revitalizando a empresa. Qual a cor que escolheram para dar a nova cara à sede? A escolha foi por algum motivo especial?

Sim, separar casa de empresa e tentar adequar a fábrica nos parâmetros da Vigilância Sanitária – Portaria 278-R. A ideia é fazer um espaço ecológico com desenhos de grafites. A cor a mesma usada anterior: palha e cromo suave. Mais estou aberta a sugestões. É sempre bem-vindo ao Sabão Lelê sugestões de mudanças de outras pessoas.

 

8- Como funcionam os pontos de coleta? De quanto em quanto tempo as doações são recolhidas?

São deixados informativos, um local apropriado e limpo. É estipulado datas para coleta, ou se caso exceder o limite de óleo saturado no local é só enviar uma mensagem via celular, telefonema ou e-mail que a coleta será feita.

 

9- Quantos litros de óleo são necessários para fazer um sabão?

05 litros para o líquido (01 receita que equivale a 65 litros) 04 litros para o barra ( (01 receita que equivale a 08 quilos) 04 litros para o pasta ( (01 receita que equivale a 50 quilos)

 

Tem óleo de cozinha sobrando? Quer recicla-lo? Em breve a Tinbol Tintas estará com postos de coleta em suas lojas, e você poderá trocar seu óleo usado por um Sabão Lelê !