Quarto de estudos ideal

Estilo Boho
16 de fevereiro de 2018
Nichos e prateleiras
2 de março de 2018

Quarto de estudos ideal

Para quem ainda não reservou este espaço no quarto, é bom ficar sabendo: vale muito a pena, pois o ambiente permite mais concentração nas atividades, além de deixar tudo com a sua cara e personalizado. O jovem precisa de um quarto mais funcional para os estudos e com um ar menos infantil. Mas ainda assim, o quarto de estudos pede beleza, aconchego, e também peças lúdicas.

O primeiro a fazer, é respeitar o estilo de aprendizado de cada um. Ou seja, há quem só se concentre com silêncio e quem não suporte tanta tranquilidade. Outros rendem melhor sentados, diante da mesa, e alguns deitados, no conforto da cama. Mas fique atento, um ambiente com muita luz, ruídos ou quente demais não vai ajudar na produtividade.

Muitos não dão importância, mas o cuidado na hora de escolher um lugar para estudar influencia no rendimento do jovem. O ambiente ideal vai determinar a qualidade. Uma das dicas, é deixar a bancada sempre na direção contrária à televisão para evitar dispersão na hora de estudar. Pelo mesmo motivo, estantes, nichos e gaveteiros com o material escolar devem ficar próximos à mesa para organizar livros e cadernos. Nesse tipo de decoração, uma área reservada à leitura, com cadeira e mesa para trabalhar são fundamentais. Um espaço para um computador também é válido, mas o uso de dispositivos portáteis, como notebooks e tablets, diminui a necessidade de espaço físico.

Mas por onde começar? Pense: este espaço precisa estar imune às distrações. Nada de mobiliários muito confortáveis no seu campo de visão, aparelhos eletrônicos, ou ainda outros objetos que possam, de algum modo, desviar o foco pela emissão de som ou cor chamativa, por exemplo.

Usar cores nas paredes ou em detalhes no ambiente ajudam na concentração! O vermelho é ótimo para tarefas que exijam concentração. Cores vibrantes, como o laranja e o amarelo, são estimulantes, e nos remetem à luz do sol fazendo com que nosso organismo produza o hormônio serotonina, que nos traz sensação de bem estar e estimulam o aprendizado.

Sobre as cores azuis e verdes, em tons mais suaves, sabe- se que estimulam e liberam a criatividade e a concentração. Um ambiente com itens de decoração ou paredes em azul não é só relaxante, mas é ótimo para o local de estudos, sendo uma boa opção para o quarto do jovem estudante.

 

Siga algumas dessas dicas para deixar o cantinho dos estudos mais agradável para seu filho:

1) Use lâmpadas que não esquentam, como os LEDs, que gastam menos energia. Uma luminária ou abajur direcionado à mesa, bancada ou escrivaninha vai evitar a sombra

2) Se tiver um espaço sob a escada, é possível montar um pequeno ambiente em L para estudar ou mesmo um escritório

3) O mobiliário adequado é fundamental. Se o quarto foi planejado, fique atento para ter potes e nichos organizadores

4) Estudar no quarto, ao lado da cama, perto da TV, computador, rádio, som, barulho, mobiliário inadequado, cores erradas, tudo isso pode afetar o esforço de um estudante. Prejudicando e desviando a atenção.

Que tal renovar o quarto de estudo dos seus filhos? Passe aqui na Tinbol Tintas! Nós vamos te ajudar a encontrar a cor perfeita para o quarto das crianças.