Pistola de Pintura

A pintura certa para as áreas externas
20 de agosto de 2018
Teto sem graça nunca mais
31 de agosto de 2018

Pistola de Pintura

A pistola de pintura é uma ferramenta que permite a aplicação por pulverização, técnica em que um equipamento libera um revestimento (tinta, verniz, etc.) por meio do ar até uma superfície. Os sistemas mais comuns utilizam um gás comprimido para atomizar e dirigir as partículas de tinta.

Para além da pintura industrial e de construção civil, a pistola de pintura é usada também em áreas como funilariaartísticabioquímica, entre outros.

Assim como no caso da politriz para polir carros, não existe aquilo que poderíamos considerar a melhor pistola para pintura automotiva, uma vez que cada tipo pode ser eficiente em um determinado serviço. Há 2 tipos básicos:

Pistola de pintura de sucção

Equipamento em que a tinta é pressionada até a saída, possui regulagem de recuo da agulha e passagem do fluido, além de um reservatório de tinta acoplado abaixo do bico, o que gera um problema de desperdício, uma vez que o acessório “pescador” não consegue sugar a tinta do fundo. Vem com bico que oferece possibilidade para leques verticais, horizontais e cônicos.

Pistola por gravidade

Neste caso, a tinta flui por gravidade, de cima para baixo, até o bico. Ela acompanha kit dotados de agulha, bico e capa de ar, conjunto que auxilia na realização de diferentes acabamentos. Possui, ainda, um filtro de tinta que proporciona uma pintura livre de resíduos. Além disso, as pistolas precisam se adaptar aos compressores.

Assim, antes de escolher uma pistola para pintura automotiva, você deve avaliar a demanda da sua oficina, isto é, se os serviços são de pequena, média ou grande escala.