Dicas para pintar e reformar móveis de madeira

Use a sua criatividade na decoração
17 de novembro de 2016
As cores do Natal
8 de dezembro de 2016

Dicas para pintar e reformar móveis de madeira

Na casa da gente sempre tem um móvel mais antigo que nos acompanha há um bom tempo. Aquele que já está um pouco surrado e gasto, porém que a gente não tem coragem de se desfazer, não é mesmo?

No post de hoje ensinaremos como dar vida nova aos móveis usados e deixá-los ainda mais lindos. Assim, não é preciso jogar fora um pedaço tão importante de nossas lembranças e, o que é ainda melhor, podermos dar uma renovada na decoração.

Leia o texto e prepare-se para colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta:

  • Primeiramente, é importante saber quais os instrumentos serão nossos melhores amigos. São eles a lixa, o pano úmido ou seco, luvas e óculos de proteção, a tinta, o verniz e o jornal para forrar a superfície do local onde será realizado o trabalho.
  • É preciso preparar o móvel que irá ser reformado para receber a pintura. O lixamento é importante para receber as camadas de tinta e para que o acabamento fique bom. Lixe e limpe o local com cuidado para não danificar a estrutura.
  • É recomendável retirar as maçanetas e puxadores antes da pintura. Dessa forma, evita sujá-las ou danificá-las.
  •  As tintas que são recomendáveis para pintar madeira são: laca, esmalte sintético, látex pva e acrílica. Escolha a que melhor atende ao seu objetivo. Já fizemos um post aqui falando sobre os diferentes tipos de tinta.
  • Use um primer antes de realizar a pintura da cor desejada. A cor branca é boa para neutralizar a cor original do móvel e serve como um “plano de fundo”. Lembre-se de esperar o primer secar antes de ir para a próxima etapa.
  • Agora divirta-se pintando com a cor escolhida. Capriche nos detalhes!
  • Para finalizar, é importante que seja aplicado verniz para dar proteção à pintura do móvel e dar um aspecto mais sofisticado à peça.