As mulheres decidem! O poder das cores está nas mãos delas

Concreto aparente é tendência na decoração
25 de maio de 2017
Conheça o Sabão Ecológico Lelê e a parceria com a Tinbol Tintas
5 de junho de 2017

As mulheres decidem! O poder das cores está nas mãos delas

As mulheres são vitais na escolha das cores.

Você é daqueles homens que sempre pergunta a opinião da sua companheira, ou de uma outra mulher, sobre a cor para pintar a parede? Elas têm bom gosto, certo? Pois então,  não é à toa que uma pesquisa realizada pela AkzoNobel revelou que 78% das mulheres decidem quais cores serão usadas na pintura. Elas não só opinam. Também estão presentes nos pontos de vendas e costumam decidir sobre acabamentos e características do produto.

O estudo apontou também que apenas 10% das mulheres pedem opinião dos seus maridos no momento de escolherem as cores para a pintura. Os homens costumam ser mais práticos, já as mulheres são mais cautelosas na decisão.

O que elas observam?

Qualidade e variedade de produtos, simpatia e conhecimento do vendedor, e até mesmo o layout da loja – como limpeza e organização – são pontos que as mulheres levam em consideração na hora da compra.

Vale lembrar que, atualmente, as opções de escolha na hora de comprar uma tinta não se limitam apenas a cor. Se a tinta é brilhosa ou fosca, anti bactéria e à prova de sujeira também influenciam na hora de escolher.

Independência financeira

Não foi apenas o bom gosto que impulsionou as mulheres na escolha das cores para pintura da casa.  Outro fator decisivo para o crescimento da participação feminina em reformas foi a independência financeira. Quando elas têm dinheiro sobrando a preferência é investir as economias em melhorias para o lar.

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres contribuem com 40,9% da renda familiar. Com o poder de compra em mãos, elas passaram a fazer parte de todo o processo da pintura e são presenças constantes em lojas do ramo como também nas de materiais de construção e acabamento.

No entanto, quando o assunto é orçamento, a decisão sobre o que gastar é tomada em conjunto com o companheiro. Cerca de 24% das mulheres que participaram da pesquisa realizada pela AkzoNobel afirmam pedir conselho aos maridos. Elas também pedem opinião sobre a marca (23%) e o tipo de produto (21%).

Faça Você Mesmo!

Outro  fator que contribuiu foi o movimento “Do It Yourself” (DIY), no português “Faça você mesmo!” Graças às novas tecnologias de tintas e a inserção de produtos de fácil manuseio no mercado, o DIY se espalhou e hoje é muito comum entre as mulheres. Elas botam a mão na massa e constroem bastante coisa no que diz respeito a objetos e decoração principalmente para pequenas áreas.

Cor favorita

“Homens gostam de azul e mulheres de rosa”. Não se engane! De acordo com um estudo sobre os comportamentos dos sexos, o sociólogo Phillip Cohen, da Universidade de Maryland, perguntou a cerca de dois mil homens e mulheres qual era a sua cor favorita. Sabe o que apareceu em primeiro lugar para os dois? O azul.  Em segundo lugar veio o verde para os homens e o roxo para as mulheres.

E aí, se identificou? Sua companheira também ajuda a escolher a cor para a pintura e dá palpite no tipo de produto a ser utilizado? Conte para a gente!


Fonte: Revista Show do Pintor – Edição Abril de 2017