Faça você mesmo: saiba como pintar o seu próprio carro

rolo de pintura blog tinbol tintas
Textura rústica: como fazer?
27 de abril de 2017
Oito dicas de decoração para surpreender no Dia das Mães
11 de maio de 2017

Faça você mesmo: saiba como pintar o seu próprio carro

pintura automotiva blog tinbol tintas

Se  você é daqueles que gosta de ter o carro sempre com aparência de novo, vai curtir o passo-a-passo que a Tinbol Tintas separou para a pintura do seu possante.

Encontrar um local adequado para o serviço é o primeiro ponto. Pode ser até mesmo em casa, desde que seja um lugar com boa iluminação, ventilação e espaço para a execução, possibilitando que você possa trabalhar a vontade ao redor do veículo. Após encontrar este local, cubra-o com plástico para evitar pintá-lo também.  Se morar em apartamento, a garagem não é a melhor opção.

O próximo passo é a reunião dos materiais necessários para a tarefa.Tenha sempre em mãos:

  • Compressor de ar;
  • Lixa de mão;
  • Solventes para limpar superfícies
  • Fita crepe e papel;
  • Primer;
  • Tinta (verniz, verniz acrílico ou poliuretano);
  • Tíner e catalisador;
  • Máscaras contra pó;
  • Proteção para os olhos;
  • Preenchedor ou componentes de fibra de vidro para reparos.

Tudo isso e muito mais você encontra em qualquer loja Tinbol Tintas!

Tudo preparado? Então mãos à obra!

Se a pintura estiver muito desgastada, você deve lixar antes de iniciar o serviço. Remova toda a ferrugem e conserte os amassados antes de começar a pintura.

Para obter melhores resultados, remova a tinta até alcançar o metal, aplique um primer automotivo à superfície e então aplique a tinta de acabamento.

Utilizando aguarrás, limpe todas as superfícies para garantir a ausência de óleos no carro, bem como a marca dos dedos e mãos.


Com a ajuda da fita crepe, cubra todas as superfícies que você não quer que receba a pintura, tais como os vidros, o acabamento das janelas e as maçanetas das portas.

Se tiver removido toda a tinta até o metal, aplique um primer resistente à corrosão, que irá preencher os arranhões e outros defeitos que a lataria possa ter. Deixe o primer secar. Verifique sobre o tempo de secagem na embalagem. Alguns podem exigir a aplicação de tinta de acabamento. Antes de aplicar a tinta, é necessário que o primer esteja totalmente seco.


Lixe todas as superfícies cobertas com primer. Cuidado para não lixar demais e expor o metal novamente.

Aplique a tinta própria para carros em toda a superfície que você deseja pintar. A tinta deve ser diluída antes de aplicada, mas  evite diluir em excesso, pois o brilho da superfície acabada pode ser reduzido e causar corrimento da tinta.

Espere secar completamente. Isto pode demorar até 7 dias, dependendo do produto utilizado. Durante este período, aproveite para manter o carro livre de poeira.

Termine de lixar o carro e enxágue qualquer resíduo de lixa da superfície e deixe secar. Se preferir, pode usar verniz para obter uma aparência mais brilhante e profunda. Se usar, lixe novamente para remover as imperfeições.

Seja paciente ao processo para que tudo dê certo no final. Se possível, execute o serviço com algum amigo que já tenha certa experiência para ajudá-lo.