Cuidados com a pintura do seu carro

A escolha do acabamento ideal
19 de outubro de 2016
Dê asas à imaginação com os corantes para tinta
10 de novembro de 2016

Cuidados com a pintura do seu carro

Um carro requer cuidados constantes para sua boa conservação e um deles é com a sua aparência. Nem sempre a pintura do automóvel recebe a atenção necessária e mantê-la em dia é fundamental, mesmo em um veículo zero quilômetro.

É comum encontrarmos três tipos de pintura: a sólida, com as cores mais comuns como a branca, a vermelha e a preta; a metálica; e a perolizada. Mesmo sendo diferentes, alguns cuidados básicos de manutenção podem ser utilizados para todos os tipos.

Vamos mostrar a você algumas dicas que irão ajudar a deixar o carango com o visual novinho em folha. Confira:

Lavagem
A limpeza é um dos principais procedimentos para uma boa preservação da lataria. Algumas precauções: lavar à sombra, verificar se a lataria está resfriada e utilizar apenas produtos específicos para a atividade, os detergente domésticos, por exemplo, não são recomendáveis.

Cera
A cera irá preencher as irregularidades, dará mais brilho ao veículo e, consequentemente, conferirá uma vida útil maior a pintura. É recomendável realizar a operação de três em três meses.

Polimento
O polimento, embora seja bastante comum, deve ser feito com atenção e de preferência por mão de obra especializada. Esse procedimento é mais abrasivo e deve ser utilizado em situações em que a pintura encontra-se em um estado mais crítico.

Espelhamento e cristalização
São os métodos mais comuns para a proteção da aparência e do verniz do carro. Dessa forma, o veículo fica protegido por meio de uma resina. Além disso, eles são capazes de eliminar riscos, imperfeições e o desgaste natural causados pela exposição ao sol.

Chuva
A chuva contém muitas partículas e diferentes tipos de ácido que podem corroer parte da pintura e ainda deixar uma mancha quando a água seca. O ideal é lavar assim que possível para que a mancha não se acumule nas camadas da pintura.

Fezes de animais e resíduos de plantas
Assim como com a chuva, o ideal é remover e limpar os resíduos o mais rápido possível, já que esses detritos podem causar danos à pintura.

Em outras postagens, passaremos muito mais dicas como essa. Fique de olho!

E lembre-se: a Tinbol Tintas conta com diversos produtos da linha automotiva para você mesmo fazer a manutenção do seu veículo.

Fonte: Revista Auto Esporte.