Como sanar fissuras e infiltrações?

dica-tom-sobre-tom
Aprenda a técnica da pintura degradê e valorize a decoração da sua casa
13 de julho de 2017
dica decoração quarto compartilhado blog tinbol tintas
Quartos compartilhados entre irmãos: como decorar?
27 de julho de 2017

Como sanar fissuras e infiltrações?

tinbol tintas infiltracao rachadura

As fissuras e infiltrações podem ser empecilhos para uma pintura de qualidade. Por isso, a Tinbol Tintas separou hoje dicas de como resolver estes problemas antes de iniciar o serviço.

 

Parece que a gente só nota esses problemas quando está tudo comprado e preparado, não é verdade? Então é hora de colocar as tintas de lado e sanar as fissuras e infiltrações da sua parede. Afinal, a superfície tem de estar em perfeito estado para receber a pintura e ter um resultado de qualidade.

 

O que são fissuras?

 

As fissuras são trincas estreitas e rasas, normalmente originadas pelo tempo insuficiente de hidratação da cal antes da aplicação do reboco ou de camadas espessas de massa fina. Elas ocupam o segundo lugar entre os defeitos mais comuns na construção civil, perdendo apenas para os problemas de umidade.

 

Você deve se preocupar de verdade somente se a abertura ultrapassar 3,2mm. Então, para começar a ajeitar as coisas, raspe e lixe a superfície. Cheque antes se o reboco está firme. Após a raspagem, limpe as partes soltas com um pano úmido.

 

Para as pequenas fissuras, a solução ideal é retocar o reboco usando argamassa ou massa acrílica, mas as fissuras podem reaparecer. Outra alternativa possível é usar uma tinta elastomérica pura na região e depois aplicar duas ou três demãos.

Como identificar infiltrações?

Se o problema maior forem as infiltrações, tente resolver o vazamento o quanto antes. A infiltração pode aparecer em qualquer ambiente da casa, especialmente naqueles com áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço – cômodos que concentram a instalação hidráulica do imóvel.

As manchas podem ser esbranquiçadas ou escuras, bolhas e descascamento. A mancha de umidade nos dá indícios do tamanho do problemas. Mas, de qualquer forma, uma vez detectada é preciso reparar o quanto antes para evitar danificar revestimentos e móveis. Quando presente na parede, é preciso descascar todo o revestimento e refazê-lo com aplicação de impermeabilizantes misturados à massa.

Caso a infiltração seja causada por trincas, abra-a em forma de V, escove e limpe a superfície, eliminando o pó e as partes soltas também com pano úmido. Se achar melhor, acione uma empresa especializada para resolver.

Pode dar um pouco de trabalho para resolver estes tipos de problemas, porém é necessário que faça isso antes de iniciar a pintura.

Quer mais dicas sobre tintas, pinturas e acabamentos? Acesse o nosso blog e fique por dentro!